1º SICT-SUL – Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

20/09/2012 14:31

O 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinese (SICT-Sul) visa integrar as atividades científicas, tecnológicas, extensionistas e de ensino das instituições públicas federais do sul catarinense. São elas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Campus Criciúma e Araranguá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), campus Sombrio, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Araranguá.

A integração dos vários eventos visa aumentar a abragência da divulgação, difusão do conhecimento produzido por estas instituições e troca de experiências entre alunos e professores.

Os Eventos Individuais a serem Integrados:

a)    Salão de Iniciação a Pesquisa e Extensão (SIPE) – IFC, Campus Sombrio

O Salão de Iniciação à Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio, ocorreu em duas edições (2010 e 2011), ambas realizadas na sede do Campus Sombrio. Na primeira edição foram apresentados 35 trabalhos na forma de pôster. Já na segunda edição do evento, em 2011, houve aumento de 34% no número de trabalhos inscritos, totalizando 47. Estes trabalhos foram divididos em apresentações oral (obrigatórias para alunos de graduação) e pôster. As duas edições contaram com participantes das seguintes instituições de ensino: IFC, IFRS, IFSC, SATC e UFSC.

b)   Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI) – IFSC, Campus Criciúma

O 1º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IF-SC, Campus Criciúma, foi realizado em 2011 e contou com a participação de cerca de 230 inscritos. O evento contou com atividades como palestras, mesa redonda, minicursos, além da apresentação de aproximadamente 100 trabalhos no formato pôster e oral. Além de trabalhos de pesquisa, extensão e inovação do IF-SC, o evento contou com trabalhos de outras 14 instituições de Santa Catarina e do Paraná. O evento contribuiu para divulgação dos trabalhos de iniciação científica e de extensão de alunos.

c)  Semana Acadêmica dos Cursos da UFSC, Campus Araranguá

A Semana Acadêmica do Campus Araranguá – UFSC – 2011 ocorreu de 6 a 8 de junho de 2011 na sede do Campus Araranguá da UFSC. Foram apresentados 10 trabalhos na forma de pôster e oral. Também foram apresentadas 13 palestras de temas variados voltados aos cursos existentes no campus além de 3 mesas redondas e 4 minicursos. Este evento contribuiu bastante para a integração dos alunos e cursos dentro do Campus Araranguá da UFSC, mas a ausência de participantes externos pode ser notada, problema este que deverá ser sanado através da integração com as outras instituições federais da região.

d)  Salão de Iniciação à Pesquisa, Extensão e Inovação (SIPEI) – IFSC, Campus Araranguá

O Salão de Iniciação à Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Santa Catarina Campus Araranguá ocorreu em outubro de 2011. Neste salão foram apresentados 29 trabalhos na forma de pôster, 29 na forma de resumo e 15 na forma de apresentação oral. O salão contou com participantes das seguintes modalidades de bolsa: estágio interno, extensão, pesquisa (PIPCIT, PIBIC, PIBIT) e ensino (PIBID).

Para maiores informações, clique aqui