Instruções para renovação de matrícula para o semestre 2017-1

28/11/2016 16:46

ATENÇÃO!!!

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 20 de fevereiro de 2017 no espelho de matrícula dentro do CAGR.

 

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento!

Quanto aos horários, os mesmos estão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr no link CADASTRO DE TURMAS.

Lembrando que as solicitações de disciplinas na rematrícula quando são processadas não são por ordem de chegada, e sim de acordo com o Art. 42 da resolução 17/CUn/97.

 

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

 

Cronograma:

ATIVIDADE DATA
1º Período de matrícula dos veteranos pela internet 12/12/2016 a 19/12/2016
Resultado da matrícula no sistema 20/02/2017
Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet 20/02/2017 a 23/02/2017
Resultado do ajuste de matrícula no sistema 03/03/2017
Início do semestre 2017/1 06/03/2017

 

Fisio – optativas

 

LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais

Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.

 

ARA7017 –  Psicomotricidade

Epistemologia, abordagens teóricas e metodológicas em Psicomotricidade. Aspectos da neurociência do comportamento em psicomotricidade. Estruturas psicomotoras, conceitos e aplicações do desenvolvimento psicomotor e aprendizagem motora na infância, adolescência, idade adulta e idosa. Educação e reeducação psicomotora.

 

ARA7019 – Atenção a Portadores de Deficiência

Histórico do desenvolvimento da Educação Especial, conceitos, concepções, reapresentações e classificações da deficiência na atualidade. Descrição dos aspectos históricos da relação sociedade/deficiência. Paradigmas de atenção educacional. Aspectos filosóficos e psicológicos da deficiência e legislação vigente.

 

ARA7020 – Bioestatística

Noções básicas. Amostragem. Estatística Descritiva. Apresentação de dados em tabela e gráficos. Medidas de tendência central e dispersão. Probabilidade. Variáveis aleatórias e suas distribuições. Distribuição binomial e distribuição normal. Inferência Estatística. Intervalos de confiança e testes de hipóteses.

 

ARA7022 – Fundamentos de Biociências

Conceito de Ciência, Tecnologia e Técnica. Conceito de Bíos. As várias dimensões da Bíos: animal, vegetal, humana e ambiental. A relação entre ciência e Bíos. Conceito de Biociência. Aplicações das biociências: Biologia, Genética, Ecologia, Biotecnologia, Bioinformática, Bioengenharia, Biofísica, Bioestatística, Biomatériais. Aspectos éticos, sociais, políticos e econômicos das biociências: bioética, biopolítica, biopoder, biodireito, biodiversidade.

 

ARA7023 – Bioquímica Fisiológica

Hormônios – metabolismo e regulação hormonal. Alterações do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Sangue: Bioquímica, tamponamento, coagulação e distúrbios relacionados. Estresse oxidativo. Noções de Neuroquímica.

 

ARA7028 – Microscópia Óptica

Microscopia Eletrônica: princípios de funcionamento, metodologias empregadas e aplicação biológica. Observação e análise (contagem global e diferencial) de células sanguíneas ao microscópio eletrônico. Técnicas especiais de preparo de e colorações utilizadas

 

Outros Cursos:

ARA7212 – Empreendedorismo (TIC)

Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.”.

 

ARA7201 – Inovação e Criatividade na Era do Conhecimento

Origens Econômica e Sociológica do Processo de Inovação (Pensamento de Schumpeter). Visões da Inovação e da Evolução Tecnológica. Métodos e estratégias de Gestão de Inovação. Conceito em criatividade, o papel da criatividade nas modernas organizações, bloqueios, técnicas do desenvolvimento da criatividade.

 

ARA7203 – Informática na Educação I (TIC)

História da Informática na Educação. Conceitos das teorias de aprendizagem. Uso de tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas as teorias de aprendizagem. Exemplos de softwares educacionais. Avaliação de Software Educacional. Redes sociais na educação. Recursos multimídia como recurso didático. Informática na Educação Especial.”.

 

ARA7224 – Gestão do Conhecimento (TIC)

Era digital e Era do Conhecimento. Organização do conhecimento. Princípios e processos da gestão do conhecimento. Desenvolvimento de um ambiente para a gestão do conhecimento. Desenvolvimento de uma estratégia de gestão do conhecimento. Auditoria de conhecimento. Memória organizacional. Técnicas e tecnologias de suporte a gestão do conhecimento nas empresas.

 

ARA7137 – Ciência, Tecnologia e Sociedade

Estudo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade ao longo da história, com ênfase na atualidade; filosofia da ciência; análise de valores e ideologias envolvendo a produção e divulgação da ciência e datecnologia; influências das diferenças culturais, ou diferenças etniológicas, nas concepções de ciência e tecnologia e de suas relações com as sociedades; a participação da sociedade na definição de políticas relativas às questões científicas, tecnológicas, econômicas e ecológicas. O impacto da informática na sociedade. Clima e Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.