Instruções para renovação de matrícula para 20161

10/12/2015 15:21

A solicitação de rematrícula é feita no sistema acadêmico (www.cagr.ufsc.br) no período estabelecido abaixo. Lembrem-se que agora é um momento de solicitação de matrícula, o resultado sairá somente no dia 10 de fevereiro de 2016 no espelho de matrícula dentro do CAGR.

Para orientar na rematrícula, disponibilizamos o MANUAL DE MATRÍCULA com todas as informações necessárias. Leiam com atenção o documento!

Quanto aos horários, os mesmos estão disponíveis dentro do ambiente do sistema acadêmico CAGr no link CADASTRO DE TURMAS.

NÃO ESQUEÇAM QUE O SISTEMA ACADÊMICO É O CAGR E NÃO O MOODLE!!!

ATIVIDADE

DATA

1º Período de matrícula dos veteranos pela internet

11 a 18/12/15

Histórico escolar atualizado

23/12/2015

Resultado da matrícula no sistema

10/02/2016

Ajuste da matrícula dos veteranos pela internet

10 a 15/02/2016

Resultado do ajuste de matrícula no sistema

07/03/2016

Início do semestre 2016/1

14/03/2016

Fisio – optativas

LSB7904 – Língua Brasileira de Sinais

Desmistificação de idéias recebidas relativamente às línguas de sinais. A língua de sinais enquanto língua utilizada pela comunidade surda brasileira. Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira.

ARA7015 – Fisioterapia Desportiva

Estudo dos efeitos fisiológicos produzidos pelo esporte, prescrição adequada de exercícios terapêuticos para o tratamento das lesões desportivas e prevenção das mesmas.

ARA7017 –  Psicomotricidade

Epistemologia, abordagens teóricas e metodológicas em Psicomotricidade. Aspectos da neurociência do comportamento em psicomotricidade. Estruturas psicomotoras, conceitos e aplicações do desenvolvimento psicomotor e aprendizagem motora na infância, adolescência, idade adulta e idosa. Educação e reeducação psicomotora.

ARA7019 – Atenção a Portadores de Deficiência

Histórico do desenvolvimento da Educação Especial, conceitos, concepções, reapresentações e classificações da deficiência na atualidade. Descrição dos aspectos históricos da relação sociedade/deficiência. Paradigmas de atenção educacional. Aspectos filosóficos e psicológicos da deficiência e legislação vigente.

ARA7020 – Bioestatística

Noções básicas. Amostragem. Estatística Descritiva. Apresentação de dados em tabela e gráficos. Medidas de tendência central e dispersão. Probabilidade. Variáveis aleatórias e suas distribuições. Distribuição binomial e distribuição normal. Inferência Estatística. Intervalos de confiança e testes de hipóteses.

ARA7021 – Toxicologia, Ecotoxicologia e Genotoxicologia

Noções de meio ambiente, ecologia e sustentabilidade. Conceitos básicos e princípios fundamentais de toxicologia, toxicologia ambiental, ecotoxicologia e biomonitoramento. Uso de bioindicadores; indicadores da qualidade ambiental. Testes de toxidade padronizados com organismos de vários níveis tróficos: CE50 e LD50. Legislação federal e estadual. Tipos de contaminação e suas fontes: cinéticas dos contaminantes no ambiente e nos organismos.Natureza do material genético. Mutação e reparação de DNA. Efeitos de várias substâncias presentes no meio ambiente, tanto naturais como xenobióticos, sobre o DNA dos seres vivos. Técnicas modernas utilizadas para qualificar e quantificar o dano genético causado por estas substâncias.

ARA7024 – Fundamentos de Ortopedia

Aplicar as bases morfofisiológicas no paciente portador de doenças traumato-ortopédicas, entendendo e relacionando a biomecânica da doença, sua evolução e desfecho. Acompanhar o paciente ortopédico, desde sua avaliação até sua alta.

ARA7028 – Microscópia Óptica

Microscopia Eletrônica: princípios de funcionamento, metodologias empregadas e aplicação biológica. Observação e análise (contagem global e diferencial) de células sanguíneas ao microscópio eletrônico. Técnicas especiais de preparo de e colorações utilizadas

ARA7212 – Empreendedorismo (TIC)

Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.”.

ARA7204 – Introdução a Administração (TIC)

Organização como sistema social. Processo de gestão estratégica. Estrutura organizacional. Estilo de gestão, poder, autoridade, delegação e tomada de decisão. Planejamento estratégico e ambiente externo. Controle estratégico. Administração de Recursos Digitais.”.

ARA7205 – Princípios de Marketing (TIC)

Conceitos e abordagens históricas e evolutivas do Marketing. O ambiente de Marketing. O mercado e sua visão de segmentação e posicionamento. Marketing voltado para o valor. Comportamento do consumidor, influência na compra e o processo de decisão de compra. Mix de marketing: produto, preço, praça e promoção. Marketing aplicado aos negócios digitais.”

ARA7203 – Informática na Educação I (TIC)

História da Informática na Educação. Conceitos das teorias de aprendizagem. Uso de tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas as teorias de aprendizagem. Exemplos de softwares educacionais. Avaliação de Software Educacional. Redes sociais na educação. Recursos multimídia como recurso didático. Informática na Educação Especial.”.

ARA7224 – Gestão do Conhecimento (TIC)

Era digital e Era do Conhecimento. Organização do conhecimento. Princípios e processos da gestão do conhecimento. Desenvolvimento de um ambiente para a gestão do conhecimento. Desenvolvimento de uma estratégia de gestão do conhecimento. Auditoria de conhecimento. Memória organizacional. Técnicas e tecnologias de suporte a gestão do conhecimento nas empresas.

ARA7124 – Inovação e Criatividade na Era do Conhecimento (TIC)

Origens Econômica e Sociológica do Processo de Inovação (Pensamento de Schumpeter). Visões da Inovação e da Evolução Tecnológica. Métodos e estratégias de Gestão de Inovação. Conceito em criatividade, o papel da criatividade nas modernas organizações, bloqueios, técnicas do desenvolvimento da criatividade.

ARA7137 – Ciência, Tecnologia e Sociedade

Estudo das relações entre ciência, tecnologia e sociedade ao longo da história, com ênfase na atualidade; filosofia da ciência; análise de valores e ideologias envolvendo a produção e divulgação da ciência e datecnologia; influências das diferenças culturais, ou diferenças etniológicas, nas concepções de ciência e tecnologia e de suas relações com as sociedades; a participação da sociedade na definição de políticas relativas às questões científicas, tecnológicas, econômicas e ecológicas. O impacto da informática na sociedade. Clima e Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo.